Prontuário Eletrônico e Tecnologia da Informação em Saúde
É indicado para graduandos, técnicos e auxiliares da área assistencial em saúde, além de profissionais que ocupam ou desejam ocupar cargos de gestão.
Já o laboratório de anatomia patológica faz uma abordagem um pouco diferente. Esse setor de diagnóstico avalia amostras de células, tecidos, secreções e peças cirúrgicas que foram extraídas dos pacientes. Os objetivos dos exames nesse laboratório estão ligados à identificação da doença, sua natureza, comportamento e agressividade.
A rotina dos exames nesses laboratórios deve seguir os procedimentos operacionais padrão e as boas práticas de laboratório definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.
Os exames de diagnóstico por imagem têm por objetivo auxiliar médicos e dentistas na avaliação dos pacientes. Acredita-se que cerca de 50% dos pacientes atendidos em unidades de pronto atendimento, realizem algum tipo de imagem, desde os métodos mais convencionais como o raio-x, até os mais sofisticados como os exames de tomografia, ressonância magnética e hemodinâmica. Cada método tem diferentes funções e é fundamental compreendermos cada um deles e suas aplicações, para que os resultados obtidos possam auxiliar no tratamento do paciente.
A concepção da área de diagnóstico por imagem, deve estar alinhada ao planejamento estratégico da instituição e as áreas foco de atendimento. Devemos compreender o tipo de demanda que receberemos e desta forma selecionarmos os equipamentos que irão melhor suprir as necessidades com foco na qualidade e segurança.