Simpósio de Nutrição Clínica reuniu especialistas para debater os cuidados nutricionais com o paciente internado

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz realizou, no dia 18 de março, o 5º Simpósio de Nutrição Clínica Contemporânea. O evento, coordenado pela Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional, teve como público alvo profissionais e estudantes de saúde e abordou temas como “Sarcopenia e caquexia no paciente hospitalizado” e “Assistência nutricional em pauta de gestão”.

No primeiro bloco, um dos destaques do encontro foi a discussão sobre a importância da fisioterapia na sarcopenia, condição definida como perda de massa muscular e força comuns no envelhecimento e também em pacientes internados. Já a caquexia é uma síndrome caraterizada pela perda de peso, atrofia muscular, fadiga, fraqueza generalizada e perda de apetite.

Janete Maria da Silva, fisioterapeuta do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, explica que “a sarcopenia leva a um aumento da resistência do organismo à insulina, da dependência funcional e do risco de quedas e internações”. Tanto a sarcopenia quanto a caquexia são graves, e no caso de pacientes internados, podem surgir por conta de diversas doenças que causam alterações hormonais e metabólicas, como o câncer.

“A fisioterapia tem papel importante nesse quadro porque ela atua na mobilidade e na inatividade física. Cada fase da sarcopenia exige um tratamento diferenciado”, ressalta. Na fase pré-sarcopenia, quando o paciente entra em processo de perda de massa muscular, o tratamento se baseia na realização de exercícios resistidos, que visam o aumento da força; exercícios aeróbicos e treino funcional, que simula as atividades do dia a dia, como tomar banho ou subir escadas.

“Quando o paciente se encontra na fase de sarcopenia, além desses exercícios anteriores, incluímos exercícios de postura e prevenção de quedas. Já no quadro de sarcopenia severa, que pode evoluir para a caquexia, as atividades devem ser focadas na prevenção de trombose, deformidades nos membros e complicações respiratórias”, salienta Janete. Além dos exercícios e atividades físicas, em alguns casos o paciente pode necessitar de suplementação nutricional.

No segundo bloco do simpósio foram abordados os temas “Modelos de acreditação hospitalar e importância para terapia nutricional”, “A realidade em integração de processos em terapia nutricional em modelos corporativos no SUS” e “A assistência nutricional como estratégia de negócio atual e futura na visão do gestor”.

​Para Mylene Montes Rodrigues Faim, coordenadora técnico-administrativa da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a nutrição está tendo, mais do que nunca, destaque no atendimento multiprofissional do hospital. “O serviço de nutrição está deixando de ser visto apenas como um serviço de apoio para assumir um papel estratégico dentro das instituições de saúde. Nossa atuação, dentro de uma equipe multiprofissional, pode trazer vários benefícios ao paciente, reduzindo o tempo que ele permanece internado e, consequentemente, os custos hospitalares”, finaliza.

Endereço

Av. Paulista, 500 (3º andar) - Bela Vista | São Paulo - SP | CEP: 01310-000 | Tel.: (11) 3549-1054 | (11) 3549-0688 | (11) 3549-0654 | COMO CHEGAR